O Covid-19 parou o mundo em 2020 e em boa parte de 2021, afetando todos os segmentos econômicos. Mas algumas atividades não pararam. Um dos setores que continua crescendo é o de produção, aluguel e venda de empilhadeiras. Não é nenhuma surpresa. Empilhadeiras são essenciais na logística das empresas.

O que surpreende, entretanto, é o tamanho global desse mercado. A informação foi revelada em uma pesquisa realizada pela Global Industry Analysts Inc.

De acordo com a publicação, o mercado de empilhadeiras crescerá nos próximos cinco anos a uma velocidade média de 2% por ano, alcançando a marca de US$ 19 bilhões em 2026. Empilhadeiras movidas a diesel responderão por metade desse valor, aproximadamente.
Elétricas ganham terreno

É preciso destacar, entretanto, que as empilhadeiras elétricas continuarão a ganhar espaço nos próximos anos. Enquanto o mercado de empilhadeiras a diesel deve crescer 1,6% por ano, em média, as empilhadeiras elétricas crescerão num ritmo muito maior: 3,2%.

Isso é explicado em parte pelo pequeno market share das empilhadeiras elétricas atualmente, de cerca de 19%, e pelo crescente incentivo ao uso de empilhadeiras elétricas.

“As normas regulatórias referentes à emissão de CO² e os custos de manutenção maiores das empilhadeiras a diesel abrirão espaço para o maior uso das empilhadeiras elétricas”, afirma a Global Industry Analist.
Uso de empilhadeiras a gás também continuará crescendo

A publicação também fez um estudo sobre a aceitação das empilhadeiras movidas a gás natural. A pesquisa indica que, na América Latina, o uso desse tipo de equipamento crescerá a um ritmo aproximado de 2,7% ao ano.

O crescimento na região, inclusive, é maior que o crescimentos nos países desenvolvidos, cuja expansão será de 2,5%.

Como se pode ver, embora as empilhadeiras a diesel ainda dominem o mercado, há uma tendência generalizada global de investir mais em empilhadeiras elétricas e a gás.
Crescimento previsto para os próximos seis anos

Empilhadeiras a diesel: 1,6% ao ano.
Empilhadeiras a gás: 2,5% a 2,7% ao ano.
Empilhadeiras elétricas: 3,2% ao ano.

Os gigantes do setor

EUA e China serão os grandes impulsionadores do mercado global de empilhadeiras, se considerarmos todos os tipos de equipamento disponíveis. Os Estados Unidos, por exemplo, detêm hoje cerca de um quarto do mercado.
Crescimento do mercado chinês

A China, segunda maior economia do mundo, continuará demandando grandes quantidades de empilhadeiras para poder transportar todos os produtos que “alimentam” o mundo consumista. O crescimento desse mercado deve ser de 3,3% ao ano, em média, até 2026.

Destacam-se ainda a Alemanha, com crescimento estimado em 1,8% ao ano; Canadá, com 1,7%; e Japão, com 1,5%. Em se tratando de geopolítica, é interessante notar que, em 2026, a China estará a um passo de se tornar um mercado consumidor de empilhadeiras maior que a Europa.

O mercado chinês sozinho será de 3,4 bilhões de dólares em 2026, enquanto que o mercado europeu, somando todos os países da região, será de 3,6 bilhões.