Empilhadeira retrátil: o que é?

Popularmente conhecida pelo seu design mais compacto, a empilhadeira retrátil é amplamente utilizada em ambiente com corredores estreitos, fazendo que o espaço seja otimizado e bem aproveitado.

Para ter ideia, os equipamentos convencionais operam em uma área de 4 metros de corredor, já a empilhadeira retrátil ocupa menos de 3 metros.

Outra característica que se destaca é a movimentação lateral (deslocamento de giro e elevação se movimentam para o centro de gravidade da máquina), fazendo com que objetos e pacotes que estejam a até 12 metros de altura sejam alcançados.

E, claro, importante destacar que o seu nível de elevação pode ser regulado e programado pelo operador, dispensando o constante uso da alavanca.

Como funciona?

Ela funciona semelhantemente aos demais modelos em sua estrutura. Mas, a única diferença é que além de movimentar os garfos para cima e para baixo, ela realiza movimentos de avanço e retração.

Dessa forma, não é preciso movimentar toda a empilhadeira para frente e para trás ao apanhar o palete da mercadoria, pois só o mastro se movimenta.

Diferenciais da empilhadeira retrátil

Destaca-se aqui que é um modelo movido através da energia elétrica (é uma empilhadeira elétrica), o que torna o uso viável em ambientes com pouca ventilação, como em espaços fechados.

Mas isso também representa que ela não emite gases poluentes ao ambiente e nocivos à saúde do operador (como monóxido de carbono). Dessa forma, elas ajudam na preservação do meio ambiente.