Como descobrir qual é a hora de trocar de empilhadeira
Existem situações comuns no dia a dia de trabalho do setor de manutenção que podem indicar qual é a hora de trocar de empilhadeira. Ao passo que essas reflexões permitem avaliar o melhor uso de peças, acessórios e máquinas. Veja!
Uso incorreto dos equipamentos
Um dos motivos que podem estar levando o seu maquinário a ter um tempo de manutenção menos espaçado do que se espera é o uso incorreto dele com base nas informações dos fabricantes.
Os operadores de empilhadeiras passam pelos cursos NR (das Normas Regulamentadoras), os quais contam com teorias e práticas que vão dar ao profissional uma capacitação técnica para atuar no mercado das empilhadeiras.
É importante descobrir se os seus operadores estão habilitados a executarem tais ações porque se não tiverem, então, essa pode não ser a hora certa de trocar de equipamento, mas sim de investir na capacitação deles.
Operação logística da empresa
Cada operação logística tem uma necessidade, como o uso de máquinas específicas. As variações dependem das demandas, como a dimensão das cargas que serão transportadas e o peso delas.
Outra variável pode acontecer a partir do uso interno ou externo dos equipamentos logísticos. Neste caso, a roda da empilhadeira pode se alterar dependendo do piso, por exemplo.
O mais importante é observar que o objetivo tem que ser o de conectar as necessidades da operação com as melhores soluções.
Assim, a escolha de uma empilhadeira elétrica pensando apenas no custo pode ser um dos erros mais graves de um gerente de manutenção. O ideal é considerar as dimensões e o peso suportado por essa máquina, além de outros detalhes.
Tipo de empilhadeira para a sua empresa
Outro erro que pode indicar qual é a hora de trocar de empilhadeira tem a ver justamente com a escolha desse tipo de equipamento tão importante para a logística de muitas empresas.
Sabia que eles são divididos em classes? Além disso, há uma grande diferença entre os modelos à combustão e os elétricos.